Perguntas frequentes sobre vagas na Birdo

Vocês estão contratando?

A gente tem ondas de contratação que acontecem toda vez que um projeto recebe sinal verde. Essas ondas acontecem uma ou duas vezes por ano. A primeira coisa que a gente faz quando elas chegam é entrar em contato com as pessoas que enviaram portfólios aqui pelo nosso site, por isso, continuem mandando!

onda.gif

Vocês contratam estagiários?

A gente atualmente não tem vagas de estágio :(

Tenho pouca experiência mas muita vontade de aprender! Vocês me dão uma chance?

Hoje em dia, a gente não tem um programa de treinamento ou formação dentro do estúdio e costumamos contratar artistas mais experientes. Ainda que currículo e tempo de trabalho em outros estúdios sejam sempre legais, a gente avalia a experiência dos candidatos pelos trabalhos presentes no portfólio.

O que vocês procuram em um profissional?

A gente tem três equipes principais aqui no estúdio: storyboard, animação e arte (design de cenários e personagens) e a resposta é um pouco diferente pra cada equipe;

Para artistas de storyboard, a gente busca domínio das ferramentas da linguagem visual, uma boa qualidade e agilidade nos desenhos e experiência em contar histórias. A gente gosta de ver trechos de animatics ou seus melhores trechos de storyboards.

Para animadores, é legal ver no portfólio pelo menos uma cena de diálogo com foco na atuação dos personagens e uma cena de ação com foco em mecânica do corpo. A gente trabalha bastante com cut-out, mas habilidade em animação tradicional (quadro a quadro) é sempre bem vinda.

Para a equipe de arte, separamos basicamente em designers de personagens/props e designers de cenários. Para design de personagens, a gente gosta de ver se o artista consegue desenhar o mesmo personagem em várias poses, ângulos e expressões diferentes. Ter um monte de desenhos únicos de personagens diferentes nem sempre nos ajuda a avaliar essas habilidades. Também gostamos de ver exemplos de desenhos mais engraçados/cartoon do que realistas/pinturas.

Para design de cenários, procuramos pelo domínio das ferramentas de perspectiva, luz e sombra, composição e capacidade de simplificação de formas. Buscamos cenaristas que tenham um estilo, mas sejam capazes de se adaptarem a direções de arte diferentes. Por isso, cenários em vários estilos são legais de se ter no portfólio. Ambientes com personagens integrados são ótimas ideias!

Finalmente vale dizer que não temos uma equipe fixa de desenvolvimento visual e nem esse cargo dentro do estúdio, desculpem!

Que software vocês usam?

Depende muito do projeto, mas os mais comuns são Storyboard Pro pra storyboards, Animate CC e Harmony para animação, Illustrator e Photoshop pros cenários e After Effects pra composição.

Vocês contratam freelas ou artistas remotos?

Nos últimos anos temos focado apenas na nossa equipe interna.

Mandei meu portfólio mas não recebi uma resposta.

Ai gente, que vergonha. A gente queria muito responder a todo mundo, mas infelizmente não conseguimos! Nós não somos pessoas horríveis ou inacessíveis, só muito ocupadas. Podem ter certeza que a gente vê todos os emails e portfólios com carinho :´)

ME NOTA.jpg

Minha pergunta não está aqui, fiquei chateado.

Ah, não fica assim, pode escrever pra gente usando o formulário na página de contato que a gente adiciona aqui se for uma dúvida comum!

Obrigado, turma!!