Como é trabalhar na Birdo como Supervisor de Storyboard?

Oi pessoal!

A partir de hoje, vamos começar a publicar algumas entrevistas curtas sobre como é trabalhar aqui na Birdo. A ideia é compartilhar um pouco sobre como fazemos algumas etapas da animação por aqui e, quem sabe, tirar algumas dúvidas de vocês sobre o nosso processo.

Para essa primeira entrevista, convidamos o nosso atual supervisor de storyboard do Clube da Anittinha, Gabriel Franklin (Twitter @franquilem/ IG @franklinboards) para responder algumas perguntas sobre como ele começou aqui e algumas dicas para vocês!

 
Gabriel Franklin, supervisor de storyboard

Gabriel Franklin, supervisor de storyboard

 

Qual posição você ocupa hoje na Birdo e quais posições você já ocupou aqui?

Eu entrei na Birdo em 2016 como animador na série dos Mascotes, depois virei Supervisor de Animação na série Papaya Bull e depois migrei para storyboard, trabalhando na segunda temporada do Oswaldo. Atualmente sou Supervisor de Storyboard no Clube da Anittinha!

Em um dia normal de trabalho, o que você faz?

Meu trabalho consiste basicamente em contar visualmente a história do episódio a partir de um roteiro escrito. Meu dia a dia consiste em ler e interpretar roteiros, criar thumbnails, MUITO desenho, reuniões de briefing com a direção, revisar e acompanhar os storyboards da equipe e muita muita música.

Quanto mais tempo eu dedico aos thumbnails, mais eu ganho tempo lá na frente

Quais etapas do seu trabalho você julga serem as mais importantes?

Thumbnails! Eu acho que cada artista de storyboard acaba adotando a sua própria maneira de trabalhar mas, pra mim, quanto mais tempo eu dedico às thumbnails, mais eu ganho tempo lá na frente pois já está tudo planejado no papel. Me ajuda bastante!

Versões do storyboard e animação do episódio "Diferenças" do Clube da Anittinha

Você usa referências quando está fazendo o trabalho?

Sim, sim e sim! Acho que grande parte de trabalhar com storyboard é ter um repertório imenso de formas de solucionar cenas. Então eu estou sempre pesquisando cenas de filmes e séries com uma mensagem semelhante da que eu quero passar naquele momento para usar como referência.

Estou sempre pesquisando cenas de filmes e séries para usar como referência

Normalmente, você faz o seu trabalho em conjunto com outros artistas?

Acho que trabalhar em uma série de animação exige trabalho em equipe 100% do tempo. Mesmo que você esteja fazendo um storyboard sozinho, você precisa ter noção da linha de produção como um todo e saber como suas escolhas vão impactar os outros times. Por exemplo, se eu criar uma sequência com vários ângulos de câmeras, isso significa que teríamos um número de cenários muito alto a ser feito, o que impactaria a equipe de BG. Por isso é sempre importante ter em mente que dependemos um do outro para que a equipe entregue um produto bom e no prazo combinado.

Qual dica você daria para quem quer entrar nessa área?

Algo que eu sempre gostei de fazer é encontrar o portfolio de artistas de storyboard das séries que eu curto. Eu vejo o nome deles nos créditos e jogo tudo no google. Em 1 segundo você acha instagram, tumblr, twitter, etc. Assim você consegue ver posts bem legais de quem trabalha na área, isso ajuda demais. E use a internet a seu favor! Coloque seu trabalho online, seja uma pessoa legal que alguma hora vai! :)

Fiquem ligados para as próximas entrevistas! Vamos trazer diretores, editores, ilustradores para contar um pouco como as coisas acontecem por aqui na Birdo!