Como é trabalhar na Birdo como Artista de Comp?

Oi pessoal!

Seguindo com a série sobre como é trabalhar aqui na Birdo, hoje é a vez da Bruna Skrzypek (fb.com/bruna.sk), artista de Comp da série Oswaldo. Ela contou sobre como é o trabalho de edição e composição dentro de uma série de desenho animado, desde a etapa de storyboard até a finalização da animação. Ela deu dicas importantes para se organizar na hora de criar algum efeito e visual dos episódios, dá uma olhada!

 
Bruna Skrzypek, artista de comp

Bruna Skrzypek, artista de comp

 

Qual posição você ocupa hoje na Birdo e quais posições você já ocupou aqui?

Atualmente sou Artista de Comp na série Oswaldo, mas entrei no projeto como Editora de Animatic.

Em um dia normal de trabalho, o que você faz?

A rotina depende muito da fase em que se encontra o episódio. De maneira geral, as etapas do processo são:

  • Juntate: Depois que a animação final é aprovada, eu monto as cenas no After Effects tendo  como base o animatic. A partir disso, me reúno com o diretor do episódio para conversar sobre o briefing de Fine Cut e de Comp.

UMA VEZ QUE O FINECUT É APROVADO, O CORTE DO EPISÓDIO ESTÁ FECHADO E NÃO É MAIS ALTERADO.

  • Fine Cut: Os episódios do Oswaldo saem da etapa de animatic com até cinco segundos a mais do que vai ser o tempo final. Então, no FineCut eu edito o episódio para fechar o tempo exato, além de fazer alguns pequenos ajustes finais de montagem - trocando alguma cena de lugar, adicionando um novo plano, etc. Uma vez que o FineCut é aprovado, o corte do episódio está fechado e não é mais alterado.

  • Comp: Essa é uma das minhas partes favoritas, aqui é onde eu vou trabalhar os visuais do episódio - por exemplo, uma sequência noturna vai precisar de uma correção de cor bem diferente do que uma sequência na praia. Além disso, é aqui que são criados os efeitos para cenas estilo anos 80, festa, flashback, projeção na sala de aula ou cinema, tela de celular e tv, entre outros.

Quais etapas do seu trabalho você julga serem as mais importantes?

A Comp é a etapa que eu mais dedico o meu tempo e sempre que vou começar um episódio novo eu acho importante estudar o briefing junto com o juntate para entender quais são as demandas e o nível de dificuldade de cada cena/sequência - isso me ajuda bastante a planejar como eu vou trabalhar o episódio e como resolver cada note. Além disso, manter o projeto organizado e com as layers nomeadas é uma etapa constante e essencial.

Você usa referências quando está fazendo o trabalho?

Uso referências sim, em especial quando são cenas que fazem menção a alguma obra específica ou que pedem um visual / efeito que eu ainda não fiz. Essas referências podem vir tanto de filmes e séries de animação, quanto de live action.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO NA FINALIZAÇÃO, TEM MUITO CONTEÚDO ONLINE GRÁTIS QUE PODE AJUDAR.

Normalmente, você faz o seu trabalho em conjunto com outros artistas?

Eu trabalho diretamente com os Diretores (são eles que fazem os briefings, dão notes e aprovam cada etapa de comp), os Supervisores de Animação e Cenário (quando há notes específicas envolvendo essas áreas), e os Produtores (que cuidam do andamento do projeto).


Qual dica você daria pra quem quer começar nessa área?

Seja curioso. Acho que a curiosidade pode mover muito uma pessoa, tanto para melhorar na parte técnica, quanto para conhecer outros profissionais e entrar na área.

Para quem está começando na finalização, tem muito conteúdo online grátis que pode ajudar. Um dos sites que eu sempre indico é o videocopilot.net .

Para quem já tem um reel com exemplos variados do seu trabalho, a minha dica é ir em eventos da área, pesquisar sobre os estúdios e artistas que produzem o que você admira, e conversar com as pessoas - talvez elas não tenham a vaga que você procura, mas sempre vão ter algum ótimo conselho :)

Não perca, em breve terá mais conteúdo sobre como é trabalhar aqui na Birdo!